Obra Comunitária. Os habitantes de Atalaia voluntariam-se para recuperar um ponto histórico em Porto das Barcas
Os habitantes de Atalaia (Lourinhã) não quiseram deixar morrer o portinho de Porto das Barcas e todos juntos meteram mãos à obra para recuperar uma parcela deste histórico edifício.
Graças ao esforço de todos os voluntários a Associação dos Amigos de Atalaia, vai ter a sua sede junto à praia que inclusive servirá como ponto de vigia para os banhistas e pescadores
Porto das Barcas está vivo!
Reerguer o nosso Porto das Barcas (que conta com uma disposição e panorâmica única) é, e tem sido, a nossa ambição, sob pena de deixar cair no esquecimento este lindo espaço que tanta história tem e tanto influenciou a vida dos habitantes de Atalaia e arredores.
Os habitantes e sócios da Associação, mais velhos e mais novos, (Canalizadores, carpinteiros, bate-chapas, electricistas, pedreiros, serventes, pintores, escultores, cozinheiros, reformados, autarcas, etc.) têm contribuído com as suas ideias e competências para a restituição de vida em Porto das Barcas, através da reabilitação de uma parcela do edifício da antiga estalagem São José para criar a sede dos Amigos de Atalaia - Porto das Barcas.
É uma verdadeira obra comunitária (no verdadeiro sentido da expressão) para restituir um espaço que doutra forma iria cair no esquecimento, como têm vindo a cair muitos edifícios históricos em Portugal.
A ligação emocional da população a este antigo ponto turístico, deve-se a muitos factores, o impacto económico que teve na região no passado, a história que os liga aos antigos pescadores e trabalhadores de Porto das Barcas e o facto de ter servido de maternidade para habitantes da terra. (inclusive algumas pessoas que trabalham neste projeto arrumam limpam e arranjam salas onde nasceram!!!)
Enfim, as tradições são importantes.
Acreditamos que com a dedicação que todos têm mostrado ao ocuparem o seu pouco tempo livre com esta obra, que a mesma irá está concluída até à data de inauguração, 3 de Maio.
Estão todos convidados para dia 3 (1º sábado de Maio) virem ter connosco celebrar com música ao vivo e porco no espeto.
Consideramos que os nossos esforços e os respectivos resultados foram notórios e dignos de reconhecimento.
Rui Santos,
Associação dos Amigos de Atalaia - Porto das Barcas
Fonte: Associação dos Amigos de Atalaia - Porto das Barcas
‹ voltar
|
Noticia inserida a 23-04-2014 por
Associação dos Amigos de Atalaia - Porto das Barcas
|
|