Carga horária total: 18 horas
Modalidade de Formação: Formação Contínua
Apresentação:
O SketchUp tem-se afirmado como uma das ferramentas mais interessantes no mercado do software 3D. Por detrás da simplicidade de utilização, está um software poderoso que responde às necessidades dos profissionais mais exigentes. O facto de ser um software gratuito, ou na sua versão profissional de baixo custo, não deve ser tomado como uma limitação, mas sim como um enorme vantagem.
Objectivos Gerais:
No final da acção, os formandos deverão ser capazes de criar modelos tridimensionais no Trimble SketchUP com precisão e rigor, bem como capazes de alterar esses modelos.
Destinatários:
Este curso é destinado a todos aqueles que têm necessidade de criar modelos tridimensionais, quer seja no seu ambiente profissional ou pessoal. Assim este workshop destina-se a profissionais com necessidade de utilizar o 3D como ferramenta de trabalho (Arquitectos, Designers, Engenheiros, etc.) e a todos aqueles que têm interesse por esta área.
Localidades:
Caldas da Rainha, Évora, Lisboa, Portimão, Vila do Conde
Horários:
Pós-Laboral
Coordenadores:
Carlos Galveias
Formadores:
Pedro Faustino
Programa:
- 1. Introdução ao SketchUp e à sua Interface
- 1.1. Para que serve o SketchUp?
- 1.2. Diferenças entre a versão Gratuita e Pro
- 1.3. Principais objectivos do Workshop
- 1.4. Adquirir e instalar a versão gratuita
- 1.5. Apresentação do ambiente de trabalho
- 1.6. Utilização eficiente do rato e teclado (atalhos e truques)
- 1.7. Diferentes formas de visualizar e interagir com o modelo
- 1.8. Iniciação ao desenho e modelação no SketchUp
- 1.9. Ferramenta de Selecção
- 1.10. Criar e eliminar entidades
- 1.11. Criar e eliminar superfícies
- 1.12. Trabalhar com as “inferências” – Eixos
- 1.13. Criar, subtrair e eliminar volumes
- 1.14. Utilização das ferramentas de Extrusão – Push/Pull e Follow Me
- 1.15. Utilização da Ferramenta Offset
- 1.16. Mover e copiar entidades
- 1.17. Rodar e copiar entidades
- 1.18. Ferramenta Scale – Dimensão das entidades
- 1.19. Espelhar entidades – Mirror
- 1.20. Botão direito do Rato e respectivo Menu rápido
- 1.21. Introdução aos Componentes/Grupos
- 1.22. Exercício final para aplicação dos conhecimentos adquiridos – Modelos 3D Simples
- 2. Modelação e Apresentação de Modelo 3D
- 2.1. Componentes/Grupos/Sólidos - utilização e diferenças na criação de entidades
- 2.2. Criar, aumentar ou eliminar uma Biblioteca de componentes
- 2.3. Utilização das Ferramentas do Menu “Construction” para um aumento de desempenho na modelação
- 2.4. Utilização das Layers em 3D
- 2.5. Manipulação dos modelos através do Outliner
- 2.6. Esconder/mostrar entidades
- 2.7. Suavização de arestas
- 2.8. Criação de entidades complexas através de várias curvas/linhas
- 2.9. Bloquear objectos
- 2.10. Ferramenta Intersect – Intercepção entre Grupos/componentes e/ou outras entidades
- 2.11. Criação de Texto 3D
- 2.12. Aplicação de Medidas no Modelo
- 2.13. Introdução às Texturas no SketchUP
- 2.14. Aplicação de materiais às entidades
- 2.15. Técnicas de aplicação de texturas simples, complexas e projectadas
- 2.16. Criação de Modelos 2D para utilização em modelos 3D (Pessoas, Objectos, Plantas, etc)
- 2.17. Visualização de Sombras
- 2.18. Efeitos de Profundidade com Nevoeiro
- 2.19. Aplicação de Estilos de Apresentação e criação de estilos personalizados a partir dos pré-d
- 2.20. Exportar imagens do Modelo 3D
- 2.21. Impressão em papel ou Pdf
- 2.22. Exercício final para aplicação dos conhecimentos adquiridos – Modelos 3D Complexo
Carga horária total: 18 horas
Modalidades de pagamento:
Preço total: 210€ (isento de IVA)
Requisitos mínimos de participação:
Situação profissional:
Todas as situações profissionais são admitidas.
Observações:
As acções deste curso só iniciarão após a reunião do número de formandos necessários à sua viabilidade.
Para informações detalhadas sobre o programa deste curso contacte-nos!