ERA UMA VEZ...


ORIGENS


RIQUEZA NUTRITIVA


DELÍCIAS DE PÊRA

Era uma vez...

… Um emigrante transmontano de seu nome Emídio Martins numa das suas visitas a Portugal comprou pêra rocha a um dos produtores do Grupo CPF, para expedir para o Brasil. Esta, de excelente qualidade, foi enviada por via aérea, decorria o ano de 1991. O produto foi aceite com agrado e levou a que durante essa campanha fossem enviadas cerca de 50.000kg, por intermédio do Sr. Emídio.

Outros produtores pertencentes agora ao Grupo CPF acabaram também por enviar pêra rocha para o outro lado do Atlântico na campanha de 1991/1992.

O sucesso da pêra rocha no Brasil fez despoletar o interesse de vários produtores e estes começaram a pensar numa logística de contentores para exportar este bem precioso. Substituindo o tradicional transporte aéreo, no ano de 1992, foram exportadas 160 toneladas de pêras em contentores, com um transit time de 35 dias.

Para dar resposta aos pedidos crescentes do mercado brasileiro, no ano de 1997, alguns decidiram unir-se e fundar a empresa C.P.F. – Centro de Produção e Comercialização de Produtos Hortofrutícolas, para concentrar a produção e a conservação da pêra rocha. Foi construída uma nova central fruteira que permitiu uma substancial melhoria das condições de conservação e embalamento, garantindo um elevado padrão de qualidade e de segurança alimentar.

 A união dos produtores e o aumento contínuo da exportação para o Brasil, deu origem a uma outra empresa especializada em comercialização e exportação - a Lusopêra, no ano de 2001.