História

No dia 1 de Junho de 1990 foi constituída a Sociedade denominada Rodapeças – Pneus e Peças Lda.

A Rodapeças deu os primeiros passos com a importação de Pneus Usados (na época designados por Pneus CEE ) e também, com Peças provenientes de viaturas acidentadas de vários países europeus (Peças Usadas).

Em 1994 percebendo o potencial das peças para colisão, desenvolveu uma nova área de negócio: Peças novas, provenientes de fornecedores aftermarket, a fim de serem distribuídas aos seus clientes que trabalhavam a área de Colisão.

Logo no ano seguinte em 1995 e, acreditando no potencial do desenvolvimento da empresa, foi aberta a 1ª filial Rodapeças. Foi escolhida a cidade de Pombal pela proximidade da sede e pela carteira de clientes que já existia naquela zona. Esta Loja foi aberta distribuindo apenas material de colisão.

Em 1996 a Rodapeças sentiu a necessidade de alargar a sua gama de oferta em peças mecânicas. Esta nova oferta foi implementada na sede e na única filial da altura, com peças novas provenientes de fornecedores aftermarket.

A aposta das peças mecânicas foi duplamente ganha…! As peças novas tiveram uma aceitação imediata e fez com que o negócio deste tipo de peças usadas, tivesse um crescimento exponencial na empresa.

Nesse ano foi, também, desenvolvido o negócio da venda de pneus novos e os seus serviços associados, o que tornou a Rodapeças num fornecedor ainda mais completo para os seus clientes.

Passados alguns anos da necessária consolidação dos vários negócios, a gerência da Rodapeças, em 2004, impulsionada por fornecedores e clientes, toma a decisão de abrir a 2ª filial e desta feita, nas Caldas da Rainha com os segmentos de peças novas e usadas.

Numa perspectiva de consolidação do negócio na Zona Centro do país, em 2007 é inaugurada a 3ª filial e a escolha recai na Figueira da Foz, estando assim mais perto dos vários clientes naquela cidade e, inclusivamente, a norte desta.

Com 4 Lojas a funcionar em pleno e com o início das alterações das tendências de consumo das oficinas, a Rodapeças seguindo uma estratégia de fornecedor global, inicia a comercialização de Peças Novas Originais.

Depois dum processo longo e moroso, finalmente o tão desejado Alvará de licenciamento para desmantelamento de viaturas acidentadas e em fim de vida, aconteceu em Junho de 2009, no Cabeço-Carriço e, em Setembro do mesmo ano foi obtido também o Alvará para desmantelamento na filial das Caldas da Rainha.

Em 2010 é inaugurada a 4ª filial. Leiria – Norte é a região eleita. Mais uma vez uma aposta ganha, já que consolidou os clientes já existentes naquela área e conquistou muitos novos.

Em 2010, a Rodapeças já contava com 5 Lojas estrategicamente colocadas ao longo da Zona Centro do país e com 2 Centros de desmantelamento de Viaturas em Fim de Vida.

Seguindo o processo normal de desenvolvimento de um grande Distribuidor de Peças, a Rodapeças inicia uma nova fase da sua relação com o mercado em 2011/2012, ao ser responsável pelo desenvolvimento e gestão de Redes Oficinais com conceitos nacionais e internacionais.