Manuel Francisco Clérigo
Nasceu em São Martinho do Porto a 15 de Setembro de 1883.
Com a idade de 19 anos emigrou para o Brasil e radicou-se na cidade de Manaus (Amazónia), onde permaneceu cerca de 30 anos.
A sua conduta austera e empreendedora fizeram com que obtivesse sucesso no Brasil, bem como em Portugal, onde regressou no princípio da década de 30, reunindo em Lisboa valioso património imobiliário.
No ano de 1965, viúvo e sem filhos, outorgou testamento no qual doou todos os seus bens para instituir uma Fundação com o objectivo de desenvolver actividades que contribuíssem para a promoção da população de São Martinho do Porto.
Veio a falecer em 18 de Setembro de 1966.
A FUNDAÇÃO
A Fundação Manuel Francisco Clérigo é uma instituição portuguesa de direito privado e utilidade pública, tem a sua sede em S. Martinho do Porto e foi criada em 17 de fevereiro de 1968, em cumprimento da disposição testamentária de Manuel Francisco Clérigo, com o desígnio de contribuir para a promoção da população de S. Martinho do Porto.
Ao longo dos anos tem desenvolvido todo o seu trabalho no apoio à população sénior, à infância e juventude, com o objetivo de cumprir com os fins estatutários para que foi criada.